sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cem anos de solidão



Olá pessoal!! hoje a dica é de um livro que fez seu autor: Gabriel Garcia Marquez, receber o prêmio Nobel da Literatura. O livro se chama: Cem anos de solidão. Abaixo segue uma Sinopse feita pelo jornal Folha de São Paulo.

Sinopse
da Folha de S.Paulo

Um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas.

São esses alguns dos elementos que compõem o exuberante universo deste romance, no qual se narra a mítica história da cidade de Macondo e de seus inesquecíveis habitantes.

Lançado em 1967, Cem Anos de Solidão é tido, por consenso, como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. O livro logo tornou o colombiano Gabriel García Márquez (1928) uma celebridade mundial; quinze anos depois, em 1982, ele receberia o Prêmio Nobel de Literatura.

Aqui o leitor acompanhará as vicissitudes da numerosa descendência da família Buendía ao longo de várias gerações. Todos em luta contra uma realidade truculenta, excessiva, sempre à beira da destruição total.

Todos com as paixões à flor da pele. E o "realismo mágico" de García Márquez não dilui a matéria de que trata --no caso, a história brutal e às vezes inacreditável dos países latino-americanos. Pelo contrário: só a torna mais viva.

7 comentários:

  1. Tenho saudades destes cem anos.
    Um destes dias vou (re)ler.
    Obrigado por mo trazer à lembraça.
    Gostei muito deste espaço.
    Abraço
    Emília

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estar aqui...Um espaço acolhedor, que faz a gente querer voltar...Sua escolha de dica é fantástica!!! Garcia Marques é daqueles autores que a gente degusta cada palavra...e a cada nova releitura nos surpreendemos com novas formas de pensar...PARABÉNS!
    Sentei, li e me alimentei...Obrigada!

    Muita Luz e Bênçãos

    Namastê!

    ;D

    ResponderExcluir
  3. Caro blogueiro,


    A campanha de vacinação contra Influenza H1N1 foi prorrogada até 2 de junho. Gestantes, doentes crônicos, adultos de 20 a 39 anos e agora crianças de 6 meses a 5 anos devem se imunizar. A vacina contra o vírus que já matou mais de 2 mil brasileiros, está disponível nos postos de saúde pública de todo o Brasil. Ela foi testada, é segura e mais de 300 milhões de pessoas já foram imunizadas com esta vacina no Hemisfério Norte.

    Por isso, é muito importante contar com a sua colaboração! Você pode ajudar por meio de materiais que disponibilizamos especialmente para blogs.

    Para mais informações sobre como se tornar um parceiro, escreva para fernanda.scavacini@saude.gov.br

    Atenciosamente,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Bdia, como vai? Td bem? Espero que sim... Eu tenho esse livro em casa, mas ainda não li e também não sabia do prêmio... Acho que agora realmente preciso lê-lo para entender o lance dos mortos, das borboletas e tudo mais, enfim... Livros são sempre maravilhosos, e falar dos autores também, é algo importante... Felicidades e me visite qualquer dia desses bjs

    ResponderExcluir